top of page
Search

CUSTO SOCIAL COMO ALTERNATIVA PARA OTIMIZAÇÃO DA ALOCAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS EM INFRAESTRUCTURA

O número de mortes por acidentes de trânsito vem aumentando e encontra-se entre as 10 primeiras causas de morte a nível mundial. Recentemente, tanto a Organização Mundial da Saúde quanto a Organização das Nações Unidas tratam o acidente de trânsito como um tipo de

doença e ambas criaram em conjunto objetivos e metas para redução do número de acidentes e mortes até 2020, o qual foi atingido em alguns países, mas não no Brasil.

Uma das metodologias usadas para monetizar o impacto dos acidentes e mortes no trânsito é a implementação do Custo Social, uma ferramenta que estima o impacto financeiro de um acidente de trânsito, o qual já foi implementado em alguns países, dentro da realidade sociais, econômicas e políticas de cada um deles.

Neste artigo, através de dados financeiros, hospitalares e reportes policiais sobre acidentes de trânsito e mortes causadas por eles, tentou-se estimar o valor do Custo Social para a realidade brasileira. Esta ferramenta poderia ser usada para auxiliar o Estado na escolha de projetos, levando em consideração, além do custo material de construção, a implementação de medidas de segurança e os custos das perdas humanas, que a longo prazo, são economicamente vantajosas ao Estado pela consideração do Custo Social.


 
 
 

Recent Posts

See All

Comments


+(64) 0276484035

  • linkedin

©2022 by Juan Camilo Valdés Giraldo.

bottom of page